Qualis/CAPES  B4 (2017-2020) Google Scholar   Citations: 927   |   h‑index: 13   |   i10‑index: 25   |   h5‑index: 60   |   h5‑median: 8.5 Impact Factor  SJIF: 3.138 (2021)
O tratamento diretamente observado para tuberculose pode ser substituído e, ainda assim, obter sucesso no tratamento?
PDF
PDF (English)

Palavras-chave

Atenção Básica
COVID-19
Pandemias
Telemonitoramento
Tuberculose

Como Citar

1.
Pereira Côrtes EM, Herculano da Silva WB, Amorim Ferreira M, Moreira Mattos C, Ferreira Machado PR, Araújo de Lima T, Bertolossi Marta C, Domingues da Silva Junior M. O tratamento diretamente observado para tuberculose pode ser substituído e, ainda assim, obter sucesso no tratamento?. Glob Acad Nurs [Internet]. 23º de março de 2021 [citado 25º de novembro de 2024];2(1):e74. Disponível em: https://globalacademicnursing.com/index.php/globacadnurs/article/view/118

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar a efetividade da aplicação do telemonitoramento para o acompanhamento do tratamento dos pacientes com TB, segundo a visão do enfermeiro. Foi realizado um estudo qualiquantitativo desenvolvido em uma UBS alocada na Zona Norte do Rio de Janeiro onde 10 profissionais (entre enfermeiros e residentes de enfermagem no curso de seu segundo ano de residência profissional) avaliaram os tratamentos para TB em curso durante a pandemia. Foi aplicada a análise de conteúdo de Bardin neste estudo. Houveram percepções distintas sobre esta ferramenta utilizada para o a acompanhamento desses pacientes. Foi possível perceber que o telemonitoramento pode ser aplicado como aliado para acompanhamento de pacientes em tratamento de doenças crônicas, sobretudo aqueles que possuem dificuldades de acesso ao atendimento presencial, embora deva-se citar que há certa perda de qualidade no atendimento pois esse método não possibilita observar informações que não sejam verbalizadas pelo paciente.

https://doi.org/10.5935/2675-5602.20200074
PDF
PDF (English)

Downloads

Não há dados estatísticos.