Qualis/CAPES  B4 (2017-2020) Google Scholar   Citations: 726   |   h‑index: 12   |   i10‑index: 20   |   h5‑index: 55   |   h5‑median: 8 Impact Factor  SJIF: 3.138 (2021)
Métodos não farmacológicos de alívio da dor utilizados durante o trabalho de parto normal
PDF
PDF (English)

Palavras-chave

Enfermagem Obstétrica
Dor do Parto
Parto Humanizado

Como Citar

1.
Bastos Santos C, Glécias Marçal R, Voltarelli A, Pinheiro de Morais Silva R, Sakman R. Métodos não farmacológicos de alívio da dor utilizados durante o trabalho de parto normal. Glob Acad Nurs [Internet]. 6º de agosto de 2020 [citado 27º de abril de 2024];1(1):e2. Disponível em: https://globalacademicnursing.com/index.php/globacadnurs/article/view/1

Resumo

Introdução: Os métodos não farmacológicos de alívio da dor fundamentam-se em conhecimentos estruturados, que não necessitam de equipamentos sofisticados para serem utilizados, sendo baseados nos saberes estruturados dos profissionais de saúde, utilizados tanto para amenizar a dor, quanto para humanizar o parto. Objetivo: Investigar a possibilidade de realizar o procedimento de parto normal utilizando os métodos não farmacológicos, descrever os principais métodos não farmacológicos de alívio da dor identificando a ação do enfermeiro obstetra nesse cenário. Método: Trata-se de um estudo exploratório de revisão de literatura realizado nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde e Scientific Electronic Library Online, em artigos publicados no período de 2005 a 2017. Resultados e Discussão: Identificaram-se como métodos não farmacológicos no alívio da dor no parto normal: hidroterapia, deambulação e mudança de posição, exercícios de relaxamento, aromaterapia, técnica de respiração, massagem, musicoterapia, bola de parto, estimulação elétrica e acupuntura. Conclusão: Os métodos não farmacológicos de alívio da dor vêm se destacando pelos movimentos em favor das práticas de humanização do parto, buscando uma diminuição na utilização dos fármacos e introduzindo a mulher como protagonista nesse cenário.

 

https://doi.org/10.5935/2675-5602.20200002
PDF
PDF (English)

Downloads

Não há dados estatísticos.