Resumo
Objetivou-se discorrer sobre as vantagens e limitações do Serious Game (SG) no ensino da enfermagem e seu potencial no contexto pós-COVID-19. Trata-se de uma reflexão teórica. Os SG são jogos desenvolvidos para entreter, educar, treinar e mudar o comportamento. Como vantagens os SG apresentam a possibilidade de replicação em diferentes e incontáveis momentos, inserir o estudante em situações incomuns, feedbacks direcionados à atuação do estudante, custo reduzido se comparados a outros simuladores; utilização em diversos dispositivos, entretenimento e a prática do raciocínio clínico e tomada de decisão em ambiente seguro e controlado. Limitações: o desconhecimento sobre o método pode culminar em desinteresse; o número de casos a que os alunos são expostos; falta de monitoramento a longo prazo; o próprio design limita o usuário quanto ao toque ou olhar da experiência real. No contexto pós-COVID-19, novas tecnologias e a realidade virtual têm grande probabilidade de serem componentes essenciais da formação em saúde. Embora existam limitações, quando associado às demais estratégias já difundidas da sala de aula o SG tem se mostrado útil para o ensino da enfermagem. É fundamental difundir essa estratégia, para que os estudantes cheguem mais preparados ao ambiente clínico real.
Referências
Fonseca LMM, Goes FSN, Ferecini GM, Leite AM, Mello DF. et al. Inovação tecnológica no ensino da semiotécnica e semiologia em enfermagem neonatal: do desenvolvimento a utilização de um software educacional. Texto Contexto Enferm. 2009;18(3):549-58. https://doi.org/10.1590/S0104-07072009000300019
Barbosa ML, Atanasio LLM, Medeiros SG et al. Evolução do Ensino de enfermagem no uso da tecnologia educacional: uma scoping review. Rev. Bras. Enferm 2021. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0422
Ricciardi F, De Paolis LT. A comprehensive review of Serious Games in health professions. International Journal of Computer Games Technology. 2014:2014:787968. https://doi.org/10.1155/2014/787968
Fong MW, Gao H, Wong JY, Xiao J, Shiu EYC, Ryu S, et al. Nonpharmaceutical measures for pandemic influenza in Nonhealthcare Settings-Social Distancing Measures. Emerg Infect Dis. 2020;26(5). https://doi.org/10.3201/eid2605.190995
Banco Mundial. 2020. A pandemia do COVID-19: choques nas respostas à educação e às políticas [Internet]. Banco Mundial, Washington, DC. © Banco Mundial. [cited 2020 jun 10]. Available from: https://openknowledge.worldbank.org/handle/10986/33696
World Health Organization (WHO). (CH) [Internet]. Geneva: WHO: 2020 [cited 2020 jun 19]. Nursing and midwifery. January 9, 2020; [about 1 screen]; Available from: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/nursing-and-midwifery
Silva CM, Toriyama ATM, Claro HG, Borghi CA, Castro TR, Salvador PICA. Pandemia da COVID-19, ensino emergencial à distância e Nursing Now: desafios à formação em enfermagem. Rev Gaúcha Enferm. 2021;42(esp):e20200248. https://doi.org/10.1590/1983- 1447.2021.20200248
Dubé M, Kaba A, Cronin T, Barnes S, Fuselli T, Grant V. COVID-19 pandemic preparation: using simulation for systems-based learning to prepare the largest healthcare workforce and system in Canada. Advances in Simulation. 2020;5:22. https://doi.org/10.1186/s41077-020-00138-w
INACSL Standards Committee, Watts PI, McDermott DS, Alinier, G, Charnetski, M & Nawathe, PA. Healthcare Simulation Standards of Best PracticeTM Simulation Design. Clinical Simulation in Nursing. 2021. https://doi.org/10.1016/j.ecns.2021.08.009
Nascimento KG, Ferreira MBG, Felix MMS, Nascimento JSG, Chavaglia SRR, Barbosa MH. Efetividade do serious game para a aprendizagem na enfermagem: revisão sistemática. Rev Gaúcha Enferm. 2021;42:e20200274. https://doi.org/10.1590/1983-1447.2021.20200274
Rodrigues IDCV, Ferreira, LB, Lopes DCL, et al. Realistic simulation: use and benefits for teaching - learning nursing diagnostic reasoning. RSD. 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i7.4338
D’Agostini MM, Aredes NDA, Campbell SH, Fonseca LMM. Serious Game e-Baby Família: tecnologia educacional para o cuidado do recém-nascido premature. Rev Bras Enferm. 2020;73(4):e20190116. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0116
Stokes, B. Video games have changed: time to consider, Serious Games. T Develop Educ J [Internet]. 2005 [cited 2020 jun 04];11(108). Available from: https://www.researchgate.net/publication/309176470_Videogames_have_changed_time_to_consider_'Serious_Games'
Koivisto JM, Haavisto E, Niemi H, Katajisto J, Multisilta J. Elements explaining learning clinical reasoning using simulation games. International Journal of Serious Games. 2016;3(4):28-43. http://dx.doi.org/10.17083/ijsg.v3i4.136
Barbosa M. Comunicação e método: cenários e práticas de pesquisa. 1. ed. Rio de Janeiro: Manuad X; 2020.
Ridley N, Byrom A. Developing a case-based learning curriculum with a salutogenic perspective. Midwifery. 2018;64:124-7. https://doi.org/10.1016/j.midw.2018.06.006
Nasiri M, Amirmohseni L, Mofidi A, Pires Padilha Paim C, Bigdeli Shamloo MB, AsadiM. Educational games developed for students in perioperative nursing: A systematic review and appraisal of the evidence. Nurse Education in Practice. 2019. https://doi.org/10.1016/j.nepr.2019.05.002
Johnsen HM, Fossum M, Vivekananda-Schmidt P, Fruhling A, Slettebø Å. Teaching clinical reasoning and decision-making skills to nursing students: Design, development, and usability evaluation of a serious game. International Journal of Medical Informatics 2016;94:39-48. https://doi.org/10.1016/j.ijmedinf.2016.06.014
Universidade Estadual de Campinas – Faculdade de Enfermagem [Internet]. Disciplina EN465 - Serious Game. [cited 2021 oct 11]. Available from: https://www.fenf.unicamp.br/pt-br/graduacao/disciplina-en465-serious-game
Qin J, Chui YP, Pang WM, Choi KS, Heng PA. Learning blood management in orthopedic surgery through gameplay. IEEE Comput Graph Appl. 2010;30(2):45-57. http://doi.org/10.1109/MCG.2009.83
Koivisto JM, Niemi H, Multisilta J, Eriksson E. Nursing students’ experiential learning processes using an online 3D simulation game. Education and Information Technologies. 2017;22:383-98. https://doi.org/10.1007/s10639-015-9453-x
Campanha C, Campos APS. Panorama do Uso de Games, Serious Games e Gamificação na Educação. Pluri. Educação: Jogos e Gamificação. 2019;2:27-44. https://doi.org/10.26843/rpv122019p27-45
Chon SH, Timmermann F, Dratsch T, Schuelper N, Plum P, Berlth F. et al. Serious games in surgical medical education: A virtual emergency department as a tool for teaching clinical reasoning to medical students. JMIR Serious Games. 2019;7(1):e13028.http://doi.org/10.2196/13028
Blanco B. Limitações da empatia no game design: uma reflexão sobre as abordagens e críticas aos empathy games na última década. SBGames [Internet]. 2019 [cited 2020 jul 01]. Available from: https://www.academia.edu/41000137/Limita%C3%A7%C3%B5es_da_empatia_no_game_design_uma_reflex%C3%A3o_sobre_as_abordagens_e_cr%C3%ADticas_aos_empathy_games_na_%C3%BAltima_d%C3%A9cada
Silva CM, Toriyama ATM, ClaroHG, et al. COVID-19 pandemic, emergency remote teaching and Nursing Now: challenges for nursing education. Rev. Gaúcha Enferm. 2021. https://doi.org/10.1590/1983-1447.2021.20200248
Goh P, Sandars J, 2020, 'A vision of the use of technology in medical education after the COVID-19 pandemic'. MedEdPublish. 2019;9(1):49. https://doi.org/10.15694/mep.2020.000049.1
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2021 Global Academic Nursing Journal