Qualis/CAPES  B4 (2017-2020) Google Scholar   Citations: 927   |   h‑index: 13   |   i10‑index: 25   |   h5‑index: 60   |   h5‑median: 8.5 Impact Factor  SJIF: 3.138 (2021)
Bundle de prevenção das complicações da sondagem nasoenteral em unidade de terapia intensiva
PDF
PDF (English)

Palavras-chave

Enfermagem
Sondas de Alimentação Enteral
Pacote de Assistência ao Paciente

Como Citar

1.
dos Reis Bellaguarda ML, Schuller Vieira IM, Petri JH, Coelho R, Kiefer Moraes CL. Bundle de prevenção das complicações da sondagem nasoenteral em unidade de terapia intensiva. Glob Acad Nurs [Internet]. 31º de outubro de 2020 [citado 22º de novembro de 2024];1(2):e18. Disponível em: https://globalacademicnursing.com/index.php/globacadnurs/article/view/49

Resumo

Objetivo: Construir Bundle de prevenção de complicação associada à sondagem nasoenteral em uma Unidade de Terapia Intensiva. Método: Estudo qualitativo na modalidade exploratória descritiva entre maio e junho de 2015. Os participantes foram 13 profissionais enfermeiras e uma fonoaudióloga. A coleta de dados foi realizada em três etapas, aplicação de checklist ao prontuário; observação de procedimentos na passagem e manuseio da sondagem nasoenteral e discussão de grupos para a construção do Bundle de cuidados. A análise foi constituída pelas associações e variações das informações e discutidas no grupo profissional e definição do Bundle, analisados à luz dos critérios da prática baseada em evidências. Resultados: As evidências fizeram emergir duas categorias: Argumentos para a prevenção de complicações em terapia enteral e, Bundle de cuidados de complicações da terapia enteral em unidade de terapia intensiva. Trazem as justificativas e implicações de cada evidência e o Bundle de cuidados construído coletivamente. Conclusão: As boas práticas vêm cada vez mais evoluindo para a qualificação do trabalho em saúde e da segurança do paciente. O estudo reitera o compartilhamento de ações de cuidado e por meio de cuidados individualizados e dentro de processos protocolares aprovados fundamentados em evidências.

https://doi.org/10.5935/2675-5602.20200018
PDF
PDF (English)

Downloads

Não há dados estatísticos.