Qualis/CAPES  B4 (2017-2020) Google Scholar   Citations: 937   |   h‑index: 13   |   i10‑index: 25   |   h5‑index: 60   |   h5‑median: 8.5 Impact Factor  SJIF: 3.138 (2021)
Saberes e práticas de alunos de enfermagem na atenção à saúde das minorias sexuais
PDF
PDF (English)

Palavras-chave

Minorias Sexuais e de Gênero
Bioética
Enfermagem
Ensino

Como Citar

1.
Amorim Costa CM, Freitas Matta T, Cabral dos Santos Junior E, Marques de Araujo L, Costa Martins ER, Spíndola T. Saberes e práticas de alunos de enfermagem na atenção à saúde das minorias sexuais. Glob Acad Nurs [Internet]. 31º de dezembro de 2020 [citado 22º de dezembro de 2024];1(3):e42. Disponível em: https://globalacademicnursing.com/index.php/globacadnurs/article/view/104

Resumo

A Política Nacional de Saúde integral de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT), tem, por objetivo a capacitação da rede de atenção, incluindo a formação acadêmica das questões relacionadas a técnica e ética. O objetivo geral foi analisar, os saberes e práticas dos alunos de enfermagem no tocante a atenção de saúde das minorias sexuais e específicos: descrever o conhecimento dos alunos no tocante a nomenclaturas utilizadas em sexualidade e identificar a segurança dos alunos no desenvolvimento das práticas assistenciais das minorias sexuais. Pesquisa de abordagem quanti-qualitativa, sendo a técnica de coleta de dados, a entrevista e questionário auto preenchível. Os participantes foram 29 alunos de uma universidade pública do Rio de Janeiro. A análise dos dados qualitativos utilizada foi hermenêutica dialética e dos dados quantitativa, a frequência simples e percentual. Evidenciou-se duas categorias: “Saberes dos estudantes de enfermagem à atenção a pessoas LGBT” - evidencia uma lacuna de conhecimento impactando no atendimento e “Práticas dos Estudantes de enfermagem a pessoas LGBT” - apontam insegurança no cuidado específico. Sugere-se a apreciação dos currículos dos cursos de enfermagem para que essa temática possa ser melhor abordada.

https://doi.org/10.5935/2675-5602.20200042
PDF
PDF (English)

Downloads

Não há dados estatísticos.