“O vírus Nipah volta a ser palco de discussões e incertezas sobre os avanços de surtos e possibilidades de novas ocorrências. Há poucos dias, em Kerala, na Índia, um adolescente de 14 anos foi a óbito por infectar-se com o vírus Nipah. Esse evento sentinela trouxe a preocupação sobre o risco de uma nova situação de pandemia, uma vez que o vírus já provocou surtos em diversos países asiáticos, com medidas de contenção.
O vírus é transmitido de animais para humanos e os principais hospedeiros naturais são morcegos (o Brasil não configura como habitat natural das espécies de morcego que transmitem o Nipah vírus). A transmissão para humanos acontece através do consumo de frutas contaminadas com a urina ou a saliva dos manimais infectados, mas também é possível uma pessoa infectada transmitir à outra em caso de contato próximo.
A notícia visibilizou os trabalhos acadêmicos realizados por especialistas e pesquisadores no Brasil que estão atentos, monitorando cautelosamente eventuais mudanças em cenários epidemiológicos, projeções para capacitações e provimento dentro das bases do chamamento das Nações Unidas para a Prevenção, Preparação e Resposta a Pandemias”. Dr. Fernando Augusto Dias e Sanches
Um dos maiores desafios dos investigadores no cenário atual é conseguir transmitir o conhecimento adquirido para as pessoas de fora da academia de maneira a informar, educar e consequentemente, evitar a propagação das fake news e da desinformação sobre um tópico. O trabalho realizado pelos autores do estudo publicado é fundamental para garantir que esses objetivos sejam alcançados. O Global Academic Nursing Journal fica muito contente e honrado por ser um espaço que permita aos profissionais esta plataforma para a visibilidade dos estudos aqui publicados.
Matéria do jornal Estadão: https://www.estadao.com.br/saude/nipah-entenda-como-age-o-virus-que-matou-jovem-na-india-e-as-chances-de-doenca-chegar-ao-brasil-nprm/
Artigo publicado no Glob Acad Nurs: https://doi.org/10.5935/2675-5602.20200351
Diretoria Executiva