Qualis/CAPES  B4 (2017-2020) Google Scholar   Citations: 983   |   h‑index: 13   |   i10‑index: 28   |   h5‑index: 60   |   h5‑median: 8.5 Impact Factor  SJIF: 3.138 (2021)
Validação de diagnósticos de enfermagem da CIPE® para as boas práticas no trabalho de parto
PDF
PDF (English)

Palavras-chave

Diagnóstico de Enfermagem
Terminologia Padronizada em Enfermagem
Estudos de Validação
Trabalho de Parto
Enfermagem Obstétrica

Como Citar

1.
Alves de Alencar CC, Mendonça do Nascimento AK, Dantas Campos Verdes Rodrigues I, Barbosa Mendes R, Claudino Barreiro M do S. Validação de diagnósticos de enfermagem da CIPE® para as boas práticas no trabalho de parto. Glob Acad Nurs [Internet]. 23º de março de 2021 [citado 22º de janeiro de 2025];2(1):e71. Disponível em: https://globalacademicnursing.com/index.php/globacadnurs/article/view/81

Resumo

O estudo objetivou validar diagnósticos de enfermagem da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®) voltados para as boas práticas durante o trabalho de parto. O estudo é do tipo metodológico, realizado através de um processo de validação dividido em quatro etapas: identificação de termos relevantes para a prioridade de saúde, mapeamento cruzado dos termos identificados com os termos da CIPE®, construção de enunciados Diagnósticos de Enfermagem (DE) e validação dos DE por especialistas. Utilizou-se instrumento de coleta contendo doze diagnósticos de enfermagem, com suas definições, evidências clínicas e boas práticas, que foram avaliados por especialistas. A amostra foi composta por docentes doutores, pesquisadores da temática, e por enfermeiros obstetras. Após a coleta, os Diagnósticos de Enfermagem foram avaliados de acordo com Índice de Validade de Conteúdo (IVC), sendo considerados seis DE como aplicáveis para a prática assistencial dos enfermeiros durante o trabalho de parto, quatro DE como potencialmente aplicáveis e dois DE como não aplicáveis. O estudo destaca a importância da utilização de um sistema de classificação que padronize a linguagem profissional da Enfermagem, através da utilização da CIPE®, além de ressaltar a relevância e a efetividade da utilização das boas práticas durante o trabalho de parto.

https://doi.org/10.5935/2675-5602.20200071
PDF
PDF (English)

Downloads

Não há dados estatísticos.