Qualis/CAPES  B4 (2017-2020) Google Scholar   Citations: 937   |   h‑index: 13   |   i10‑index: 25   |   h5‑index: 60   |   h5‑median: 8.5 Impact Factor  SJIF: 3.138 (2021)
Violência na Estratégia de Saúde da Família: repercussões para o trabalhador
PDF
PDF (English)

Palavras-chave

Equipe de Saúde
Estratégia Saúde da Família
Saúde do Trabalhador

Como Citar

1.
do Nascimento Leite C. Violência na Estratégia de Saúde da Família: repercussões para o trabalhador. Glob Acad Nurs [Internet]. 6º de agosto de 2020 [citado 22º de dezembro de 2024];1(1):e4. Disponível em: https://globalacademicnursing.com/index.php/globacadnurs/article/view/6

Resumo

O presente estudo tem como objeto a “violência relacionada ao trabalho da equipe de saúde da Estratégia de Saúde da Família”.  Objetivo: Identificar as repercussões da violência relacionada ao trabalho para a saúde dos trabalhadores da Estratégia de Saúde da Família. Metodologia: Revisão integrativa realizada na Biblioteca Virtual de Saúde, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e Bases de Dados da Enfermagem. Resultados: Dentre as repercussões para a saúde dos trabalhadores identificadas destacam-se: medo, insônia, ansiedade, nervosismo, depressão, desmotivação, estresse, somatização e outras doenças de ordem física, psicológica e mental. Conclusão: Há necessidade de estudos que coloquem em evidência a relevância de ações voltadas para o monitoramento da violência, bem como aquelas de cunho preventivo e relacionadas à promoção da saúde nos espaços de trabalho e no entorno no intuito de minimizar as repercussões da violência relacionada ao trabalho na Estratégia de Saúde da Família para os trabalhadores.

https://doi.org/10.5935/2675-5602.20200004
PDF
PDF (English)

Downloads

Não há dados estatísticos.