Qualis/CAPES  B4 (2017-2020) Google Scholar   Citations: 788   |   h‑index: 12   |   i10‑index: 22   |   h5‑index: 57   |   h5‑median: 8 Impact Factor  SJIF: 3.138 (2021)
A implementação de um centro de referência para sintomáticos respiratórios na pandemia de COVID-19
PDF
PDF (English)

Palavras-chave

Pandemias
Infecções por Coronavírus
Enfermagem em Saúde Comunitária
Assistência à Saúde
Saúde Pública

Como Citar

1.
Bussioli Ribeiro J, Marta Rodrigues M, Cabral Broering Diener M, Stedille G. A implementação de um centro de referência para sintomáticos respiratórios na pandemia de COVID-19. Glob Acad Nurs [Internet]. 13º de novembro de 2020 [citado 3º de julho de 2024];1(2):e26. Disponível em: https://globalacademicnursing.com/index.php/globacadnurs/article/view/56

Resumo

Objetivo: Descrever a implementação de um Centro de Referência para Sintomáticos Respiratórios (CRSR) durante a pandemia da COVID-19. Metodologia:  Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, descrevendo os principais aspectos relacionados a estruturação, execução e biossegurança de um CRSR de um município de Santa Catarina. Resultados e discussão: O público-alvo são os moradores do município que apresentem sintomas respiratórios. O atendimento é realizado por uma equipe multiprofissional, previamente treinada e capacitada. O paciente é acolhido e classificado por um enfermeiro que procede com as medidas de biossegurança. Limita-se o acesso a dois pacientes por vez para atendimento com um técnico de enfermagem (cadastro, registro dos sintomas e aferição de sinais vitais) para encaminhamento à consulta médica. Casos suspeitos de COVID-19 são notificados à Vigilância Epidemiológica para investigação. Considerações finais: Entende-se ao final deste relato a importância do compartilhamento do conhecimento e destaca-se o papel do enfermeiro e da Sistematização da Assistência de Enfermagem no processo de implementação de um serviço.

https://doi.org/10.5935/2675-5602.20200026
PDF
PDF (English)

Downloads

Não há dados estatísticos.