Qualis/CAPES  B4 (2017-2020) Google Scholar   Citations: 900   |   h‑index: 12   |   i10‑index: 25   |   h5‑index: 60   |   h5‑median: 8.5 Impact Factor  SJIF: 3.138 (2021)
Violência contra a mulher em tempos de COVID-19: o papel do médico
PDF
PDF (English)

Palavras-chave

Violência Doméstica
Infecções por Coronavírus
Ética Médica
Isolamento Social
Cuidados Médicos

Como Citar

1.
dos Santos Souza AC, Bernardo Liberman I, Zintl K, Paulo dos Santos L, Jordani Barbosa Novoa M, Gobbi DR. Violência contra a mulher em tempos de COVID-19: o papel do médico. Glob Acad Nurs [Internet]. 30º de outubro de 2020 [citado 4º de novembro de 2024];1(2):e14. Disponível em: https://globalacademicnursing.com/index.php/globacadnurs/article/view/46

Resumo

Método: Pesquisa documental realizada em documentos oficiais e auxílio de literatura científica acessória atual sobre o papel do médico em meio ao aumento da violência contra a mulher durante o isolamento social. Objetivo: Analisar com base em documentos oficiais o papel do médico frente a violência doméstica no distanciamento social. Discussão: Foi observado que grande parte dessas mulheres não têm o auxílio correto por parte dos profissionais de saúde. A falta de sensibilidade e experiência da equipe para com esse tipo de circunstância, prejudica toda a dinâmica desse atendimento, e faz com que essa paciente continue sofrendo por falta acolhimento do serviço de saúde. Por este motivo, além de praticar medidas já existentes é função do médico auxiliar e informá-la de maneira efetiva sobre ações que a ajudem a sair da situação em segurança. Conclusão: Apesar do médico ter um papel essencial, a violência doméstica é um problema de diversas esferas e deve contar com ajuda de toda sociedade. Práticas educativas e um olhar mais atento a essas vítimas já era necessário, e agora com o seu cárcere se faz imprescindível.

https://doi.org/10.5935/2675-5602.20200014
PDF
PDF (English)

Downloads

Não há dados estatísticos.