Qualis/CAPES  B4 (2017-2020) Google Scholar   Citations: 726   |   h‑index: 12   |   i10‑index: 20   |   h5‑index: 55   |   h5‑median: 8 Impact Factor  SJIF: 3.138 (2021)
Análise das ocorrências de eventos adversos pós-vacinação
PDF
PDF (English)

Palavras-chave

Imunização
Programas de Imunização
Notificação
Efeitos Colaterais e Reações Adversas Relacionados a Medicamentos

Como Citar

1.
Rios Vasconcelos MM, Rocha Aguiar FA, de Aguiar Rodrigues D, Araújo de Souza Albuquerque R, Carvalho Martins KM, Amancio Gomes FM, de Oliveira Branco JG, Sousa da Ponte HM, Parente Arruda L. Análise das ocorrências de eventos adversos pós-vacinação. Glob Acad Nurs [Internet]. 31º de dezembro de 2020 [citado 19º de abril de 2024];1(3):e48. Disponível em: https://globalacademicnursing.com/index.php/globacadnurs/article/view/91

Resumo

Objetivou-se analisar as notificações de eventos adversos pós-vacinação dos últimos cinco anos em um município do interior do Ceará, caracterizando as ocorrências de eventos adversos pós-vacina notificados, bem como a identificação e a classificação dos casos. Estudo documental, retrospectivo, de abordagem quantitativa, realizado entre janeiro a dezembro de 2018. Utilizou-se 41 fichas de notificação dos eventos adversos pós vacinação (EAPV) dos anos de janeiro de 2014 a junho de 2018 fornecidas pela vigilância epidemiológica do município. Os dados foram analisados por meio da análise descritiva simples. Os achados mostram que a faixa etária mais afetada pelas EAVP foram crianças de 0 a 6 meses e 29 dias, do sexo feminino, raça parda e na vacinação de rotina. A vacina pentavalente foi o imunobiológico com maior notificação nos casos de EAPV. Reações não graves e locais foram as manifestações mais descritas. Observou-se também inconformidades no preenchimento das fichas de notificação, evidenciando informações incompletas e erros no preenchimento dos campos, o que pode gerar comprometimento da situação real dos eventos adversos pós-vacinação, além de dificuldade em distinguir quais eventos não estão associados às vacinas. Faz-se necessário a capacitação constante dos profissionais de saúde sobre a notificação de EAVP e sua importância, para diminuir os erros e as subnotificações.

https://doi.org/10.5935/2675-5602.20200048
PDF
PDF (English)

Downloads

Não há dados estatísticos.