Qualis/CAPES  B4 (2017-2020) Google Scholar   Citations: 726   |   h‑index: 12   |   i10‑index: 20   |   h5‑index: 55   |   h5‑median: 8 Impact Factor  SJIF: 3.138 (2021)
Auditoria de enfermagem: aspectos da qualidade da assistência e do seu registro no prontuário
PDF
PDF (English)

Palavras-chave

Auditoria de Enfermagem
Equipe de Enfermagem
Cuidados de Enfermagem
Qualidade da Assistência à Saúde
Registros de Enfermagem

Como Citar

1.
Queiroz Freitas dos Santos MA, Moraes dos Santos C, Nogueira Vieira da Silva AL, da Silva Orlandi T, Duarte de Oliveira L. Auditoria de enfermagem: aspectos da qualidade da assistência e do seu registro no prontuário. Glob Acad Nurs [Internet]. 13º de novembro de 2020 [citado 28º de abril de 2024];1(2):e33. Disponível em: https://globalacademicnursing.com/index.php/globacadnurs/article/view/63

Resumo

Objetivo: Analisar o processo de trabalho da auditoria de enfermagem realizado em instituições de saúde como garantia da qualidade da assistência prestada e do seu adequado registro no prontuário do paciente. Método: Revisão da literatura, a partir da seleção de artigos indexados nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde e de evidências institucionais da Agência Nacional de Saúde Suplementar e do Conselho Federal de Enfermagem. Resultados e Discussão: A partir do exposto, pudemos observar que as atividades de auditoria objetivam: examinar, mensurar, medir e observar se as atividades técnicas, sistemas operacionais e protocolos assistenciais estão sendo executados dentro das normas exigidas e leis preconizadas. Conclusão: Torna-se evidente, portanto, que se a instituição de saúde busca garantir a qualidade nos cuidados, sustentabilidade financeira e registros seguros, faz-se necessário se constituir uma equipe de auditoria de enfermagem. Além disso, recomendamos mais pesquisas que demonstrem à contribuição da auditoria nas graduações de enfermagem e no trabalho frente à gestão de riscos, voltados a segurança do paciente.

https://doi.org/10.5935/2675-5602.20200033
PDF
PDF (English)

Downloads

Não há dados estatísticos.