Qualis/CAPES  B4 (2017-2020) Google Scholar   Citations: 726   |   h‑index: 12   |   i10‑index: 20   |   h5‑index: 55   |   h5‑median: 8 Impact Factor  SJIF: 3.138 (2021)
Aplicativo móvel para identificação da Síndrome de Münchhausen por procuração para o aporte da enfermagem forense
PDF
PDF (English)

Palavras-chave

Enfermagem Forense
Apps Móveis
Maus-Tratos Infantis
Suporte à Decisão Clínica
Síndrome de Münchhausen Causada por Terceiro

Como Citar

1.
da Silva Tetzlaff AA, Azevedo Gomes J. Aplicativo móvel para identificação da Síndrome de Münchhausen por procuração para o aporte da enfermagem forense. Glob Acad Nurs [Internet]. 31º de dezembro de 2020 [citado 25º de abril de 2024];1(3):e59. Disponível em: https://globalacademicnursing.com/index.php/globacadnurs/article/view/100

Resumo

A Síndrome de Münchhausen por procuração, atualmente classificada como Transtornos factícios imposto a outro, tem como característica simular e fraudar sinais e sintomas para permanecer no estado de doente, e assim prover de ganhos secundários para si ou para o perpetrador. Enquadrada como violência infanto-juvenil, seu diagnóstico paira nas diretrizes de exclusões patológicas e despreparo dos profissionais de saúde na sua identificação prévia, favorecendo a subnotificação para os órgãos responsáveis. Como objetivo geral propõe-se explanar sobre a construção de uma ferramenta informatizada para ser utilizada como suporte a decisão do enfermeiro forense em sua práxis laboral, nomeada SISMUN. Trata-se de estudo de natureza básica, abordagem qualitativa com processo técnico descritivo-exploratório e métodos tecnológicos para a construção da ontologia e usabilidade do aplicativo-móvel. Como resultado, foi construído um WebApp responsivo no sítio restrito <sismun.app.br>, acesso gratuito, com banco de dados e gerador de relatório final da materialização da consulta do enfermeiro frente ao caso de suspeita, na possibilidade de identificação deste tipo de transtorno.

https://doi.org/10.5935/2675-5602.20200059
PDF
PDF (English)

Downloads

Não há dados estatísticos.