Qualis/CAPES  B4 (2017-2020) Google Scholar   Citations: 754   |   h‑index: 12   |   i10‑index: 20   |   h5‑index: 56   |   h5‑median: 8 Impact Factor  SJIF: 3.138 (2021)
Determinantes sociais da saúde e sua influência na vida de mulheres vítimas de violência doméstica
PDF
PDF (English)

Palavras-chave

Determinantes Sociais da Saúde
Violência Feminina
Mulheres
Violência
Enfermagem

Como Citar

1.
Pereira Costa BC, da Silva Bem MM, Lá-Salette da Costa Godinho M. Determinantes sociais da saúde e sua influência na vida de mulheres vítimas de violência doméstica. Glob Acad Nurs [Internet]. 13º de novembro de 2020 [citado 6º de maio de 2024];1(2):e31. Disponível em: https://globalacademicnursing.com/index.php/globacadnurs/article/view/10

Resumo

Objetivo: conhecer os determinantes sociais de saúde que influenciam a vida de mulheres vítimas de violência doméstica. Método: Revisão integrativa de literatura norteada pela seguinte questão: Quais os determinantes socais da saúde que influenciam a vida de mulheres vítimas de violência doméstica? A busca foi realizada nas bases de dados: National Library of Medicine National Institutes of Health, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Web of Science, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature e na Biblioteca Cochrane; artigos publicados no período compreendido entre 2015 a 2019. Resultados: Dez estudos foram incluídos na seleção, que após analisados demonstraram a alta prevalência da violência doméstica, resultante de agressões físicas, sexuais, emocionais relacionados com determinantes sociais de saúde como baixo nível educacional, tempo de casamento, desemprego, cultura, insegurança habitacional e alimentar. Conclusão: Os determinantes de saúde identificados nos estudos que mais influenciam na violência contra a mulher se relacionam ao baixo nível de escolaridade, condição econômica e desemprego, o que afetam as mulheres são só fisicamente, mas psicologicamente, demostrando a relevância do estudo, em conhecer os principais determinantes e reverter a situação de violência contra a mulher.

https://doi.org/10.5935/2675-5602.20200031
PDF
PDF (English)

Downloads

Não há dados estatísticos.