Qualis/CAPES  B4 (2017-2020) Google Scholar   Citations: 726   |   h‑index: 12   |   i10‑index: 20   |   h5‑index: 55   |   h5‑median: 8 Impact Factor  SJIF: 3.138 (2021)
O uso de métodos contraceptivos por adolescentes: conhecimento de estudantes do ensino médio
PDF
PDF (English)

Palavras-chave

Comportamento do Adolescente
Gravidez na Adolescência
Saúde do Adolescente
Serviços de Saúde Escolar
Promoção da Saúde
Educação

Como Citar

1.
Aguiar Vieira A, da Costa Nogueira Cerqueira L, da Costa Teixeira P, Tomazinho de Lacerda Dumarde L, Pradonoff Oliveira P, Barcellos Oliveira Koeppe G. O uso de métodos contraceptivos por adolescentes: conhecimento de estudantes do ensino médio. Glob Acad Nurs [Internet]. 31º de dezembro de 2020 [citado 23º de abril de 2024];1(3):e37. Disponível em: https://globalacademicnursing.com/index.php/globacadnurs/article/view/67

Resumo

Objetivou-se identificar o conhecimento de adolescentes estudantes do ensino médio acerca dos métodos contraceptivos. Trata-se de uma pesquisa de campo, descritiva, exploratória, com abordagem quantitativa. O cenário foi uma escola privada, localizada na cidade de Arraial do Cabo, no Estado do Rio de Janeiro. Os sujeitos da pesquisa foram adolescentes matriculados no ensino médio do cenário da pesquisa. Foi realizada análise estatística descritiva, cujos resultados foram discutidos a partir de bases teóricas pertinentes à temática. Em relação à caracterização dos 23 participantes da pesquisa, houve um número maior de meninas (56,5%). A maior parte deles tinha 16 (39,1%) anos de idade. 52,1% afirmaram já ter tido relação sexual, enquanto 47,8% declararam o contrário. O preservativo masculino se mostrou o método mais conhecido e utilizado pelos adolescentes. Foi observado que os inúmeros mitos que norteiam a utilização dos métodos contraceptivos norteiam o entendimento e atitudes dos adolescentes. Neste contexto, destaca-se a importância de uma educação sexual de qualidade nas escolas, assim como do incentivo à participação dos pais na vida sexual de seus filhos, evitando assim que esses adolescentes recorram a outros meios para adquirir informações.

https://doi.org/10.5935/2675-5602.20200037
PDF
PDF (English)

Downloads

Não há dados estatísticos.