Qualis/CAPES  B4 (2017-2020) Google Scholar   Citations: 726   |   h‑index: 12   |   i10‑index: 20   |   h5‑index: 55   |   h5‑median: 8 Impact Factor  SJIF: 3.138 (2021)
Enfermagem em saúde mental: a assistência em um cenário de mudanças
PDF
PDF (English)

Palavras-chave

Enfermagem Psiquiátrica
Saúde Mental
Enfermagem Baseada em Evidências
Reforma dos Serviços de Saúde
Cuidados de Enfermagem

Como Citar

1.
Ferreira Cairo JV, Duarte Freitas TH, Ribeiro Francisco MT, Ladeira Rodrigues Lima A, Andrade da Silva L, Bertolossi Marta C. Enfermagem em saúde mental: a assistência em um cenário de mudanças. Glob Acad Nurs [Internet]. 31º de dezembro de 2020 [citado 23º de abril de 2024];1(3):e56. Disponível em: https://globalacademicnursing.com/index.php/globacadnurs/article/view/40

Resumo

Objetivou-se identificar na literatura científica a assistência de enfermagem em saúde mental no contexto brasileiro, perante os desafios impostos pela Reforma Psiquiátrica. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. O levantamento de dados utilizou descritores pertinentes ao tema e foi realizado por meio da internet, nas bases MEDLINE, LILACS e BDENF. A amostra foi de 19 artigos, divididos em eixos temáticos relativos à atuação do profissional de enfermagem na assistência e seus desafios, e as implicações da Reforma Psiquiátrica neste processo. A prática dos profissionais pode ser percebida no contexto brasileiro, nos hospitais gerais e na atenção básica, e nos dispositivos próprios da saúde mental. A Reforma Psiquiátrica apresenta-se como eixo norteador para um cuidado mais integral e humanizado. Perceberam-se ainda desafios na assistência como desgaste físico e mental ao profissional, bem como desvalorização dos conhecimentos. As produções abordaram uma enfermagem atuante nos mais diversos campos da saúde mental, sendo norteada pela Reforma Psiquiátrica e com enfoque no paciente, porém ainda há muitos desafios e avanços inerentes a profissão neste contexto. Para tal, faz-se necessário maior reconhecimento de suas ações e qualidades, além de medidas com enfoque a promoção de sua saúde biopsicossocial.

https://doi.org/10.5935/2675-5602.20200056
PDF
PDF (English)

Downloads

Não há dados estatísticos.